quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Ciclofaixa Noturna - Luzes da Paulista e Árvore do Ibirapuera

Em dezembro por dois finais de semana consecutivos o trecho da ciclofaixa que conecta a Avenida Paulista ao portão 8 do Parque do Ibirapuera ficou operacional durante a madrugada.

No dia 15 de dezembro, devido às fortíssimas chuvas, a operação foi interrompida a 1:45 da manhã, mas no dia 22 fui conferir o evento.



Logo que me aproximei da Paulista, o que chamou muito minha atenção foi o trânsito. Simplesmente não havia espaço para acomodar os milhares carros tentando acessar a Av. Paulista, ao mesmo tempo.

Enquanto pedalava, passei por um senhor que havia desligado o carro e estava do lado de fora do veículo contando as bicicletas. Ele estava parado há alguns minutos e já contabilizava 408 bicicletas, ou seja, durante minutos, uma faixa permitiu a passagem de 400 ciclistas, enquanto as outras três faixas da avenida não permitiram a passagem de nenhum carro.

Quando avancei mais e cheguei na região com a decoração de natal, ficou claro que o comportamento dos motoristas foi decisivo para provocar o congestionamento. O objetivo da maioria era atingir a região com a iluminação de natal, e quando chegavam lá, transformavam a avenida em um grande drive-through. Abriam os vidros e com as câmeras fotográficas na mão passavam a circular a no máximo 20 Km por hora, muitas vezes parando o veículo por um minuto ou mais para observar um prédio específico.

Achei muito fraca a presença da C.E.T. para ajudar a controlar o trânsito. Praticamente todos os cruzamentos estavam bloqueados pelos carros. Também havia muitos motoristas ingerindo álcool no interior dos veículos.

Felizmente não fui de carro! :D

Mas vamos à parte divertida desta postagem. As atrações da avenida.

A garoa fraca e constante nos acompanhou durante toda a noite. De vez em quando ela se transformava em chuva e depois de alguns minutos, cedia.

Mesmo assim, a Avenida Paulista estava bastante movimentada, havia muitos ciclistas, de todas as idades. O trenó do Papai Noel, rebocado por quatro bicicletas estava circulando pela avenida. Havia uma fila enorme de bicicletas seguindo o velhinho. Todo munto queria uma foto.



Havia um senhor com uma bike repleta de luzes. Ele roubava a cena quando passava próximo ao Papai Noel. No bagageiro da ele carregava uma caixa de som e estava tocando uma seleção com o melhor do Raul Seixas. No momento da foto estava tocando "Tente outra vez". Era divertido ver as pessoas próximas, cantarolando ao som da música.



O prédio da Fiesp, sem dúvida, tinha a iluminação mais sofisticada da avenida.


As figuras gigantes estavam montadas no cruzamento da Paulista com a Al. Min. Rocha Azevedo. Pessoalmente não gostei muito da decoração, eram bonecos estáticos. Achei que faltaram luzes e cores.



Duas agências muito bonitas do Banco Itaú. A primeira estava ao lado da estrutura das fotos acima. Estava tão iluminada que acho que a decoração da agência ofuscou o Papai Noel. A segunda foto é da agência que fica na esquina da Al. Campinas.



O Top Center também estava muito iluminado, a fachada do segundo andar estava muito bonita.


Vale a pena registrar a fachada do prédio da FNAC, afinal de contas, eles colocaram um ciclista na entrada do prédio.


Depois, segui pela ciclofaixa até o portão 8 do parque do Ibirapuera. Neste trecho havia poucas pessoas.

Confesso que quando cheguei ao Ibirapuera fiquei muito decepcionado por encontrá-lo fechado. Imaginei que haveria uma ação integrada entre as diversas entidades envolvidas na promoção da ciclofaixa noturna. A iluminação do lago e a fonte do parque também não estavam funcionando.

Nesse momento percebi porque não houveram muitos interessados em realizar o percurso relativamente longo da Av. Indianópolis, a árvore era a única atração.

No meu caso, valeu a pena somente pelo prazer de pedalar a noite, na garoa, curtindo o vento no rosto com os amigos ! A árvore foi um bônus.




E para completar, um vídeo de 5 minutos com os melhores momentos do passeio.

Boas pedaladas a todos em 2013!!