segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Importando rotas para o Garmin

A grande vantagem de possuir um equipamento com GPS integrado, com recursos que permitam seguir uma rota pré-definida, é poder percorrer com relativa segurança um trajeto desconhecido.

Há dezenas de sites que disponibilizam ferramentas para construir e planejar rotas para trajetos à pé ou de bicicleta. Também há softwares que rodam no celular registrando o trajeto para posterior compartilhamento deste conteúdo.

Todos esses sites e serviços, se tornam fontes de pesquisa para obtenção de rotas já realizadas ou planejadas por outras pessoas.

Mas há um problema. Muitos sites não oferecem arquivos para download compatíveis com os equipamentos da Garmin. Isso pode acontecer por diversas razões, sendo as mais comuns a geração do arquivo em um formato não suportado, ou quando o formato é suportado mas o arquivo não atende as exigências e limitações técnicas do software da Garmin.

Elaborei um guia passo a passo, explicando como converter vários formatos para o formato de arquivo de treino Garmin TCX. Com isso você poderá criar rotas para seu GPS Garmin a partir de informações obtidas de praticamente qualquer site existente. O solução apresentada permitirá utilizar os arquivos em qualquer dispositivo que possua o recurso de rotas (courses), entre eles o 910XT, e as linhas Edge, Forerunner e Fênix.


Para demonstrar o problema e descrever a solução, vou utilizar a rota que o André, organizador do Desafio Bicicletas ao Mar (www.bicicreteiro.org), disponibilizou no site www.bikely.com

O primeiro passo é fazer o download do software TCXConverter e instalá-lo. O site do desenvolvedor é um tanto antiquado, mas o software é bom, gratuito, resolve o problema e tem versões para Windows e Mac.

Clique aqui para a página de download do TCXConverter

O segundo passo é obter o arquivo que deseja converter. Abaixo, está o link para o arquivo com a rota que utilizei neste exemplo.

http://www.bikely.com/maps/bike-path/ciclovias-e-ciclofaixas


Clique sobre as imagens para visualizá-las em tamanho maior.

Faça o download do arquivo no formato GPX ou KML. Testei o processo com os dois formatos e não tive problemas. Aparentemente, no formato GPX a precisão da rota é maior, mas não sei dizer se isto está relacionado ao formato do arquivo ou ao processo de exportação de dados deste site específico.


Rode o software TCXConverter e selecione a opção "OPEN FILE"


Selecione o arquivo com a rota que deseja converter.



Recomendo que você altere a data de execução do treino para a data atual, isso vai facilitar as coisas para localizar o trajeto quando realizar a importação no site Garmin Connect.


Agora os passos necessários criar o arquivo TCX. Clique em "Save TCX File".


Selecione o nome local de destino para o arquivo.


O software irá abrir a caixa de diálogo acima. Demarque todas as opções do canto inferior esquerdo e  escolha o tipo de atividade. Você pode utilizar "Biking" para rotas de bicicleta e "Running" para trilhas a pé.


Agora, o truque!! Este passo não é óbvio. O que desejamos é gerar um arquivo para um "Course Track" ou seja, uma rota que será seguida. Mas o site da Garmin não tem a opção para importação direta de rotas (pelo menos não na data de publicação desta postagem). Para resolver a questão utilizaremos um caminho alternativo gerando um arquivo de treino. Selecione a opção "Save as History Track".


O TCXConverter, requisitará que informe seu peso. Essa informação é necessária para gerar um arquivo de treino válido. Você pode informar qualquer valor e clicar em "Apply".

Agora vamos ao site da Garmin para criar a rota. (http://connect.garmin.com). Você precisará de uma conta criada no site para realizar este procedimento. Além disso utilizará os softwares da Garmin pra sincronia de dados com seu GPS. Não vou cobrir esses passos aqui, as instruções para instalar estes softwares e configurar seu equipamento Garmin encontram-se em http://connect.garmin.com/help/start



Acesse sua conta no Garmin Connect e clique em "Upload", depois em "Manual Upload"


Clique em "Escolher arquivo"


Informe o local onde salvou o arquivo TCX que foi criado pelo TCXConverter.


Clique em "Upload Activities From File"


Depois em "View Details"


Agora você tem em sua conta, um treino com o percurso que deseja realizar. Depois que convertermos este treino para uma rota, você pode excluir esta atividade de modo a não afetar suas estatísticas de treino.

Clique em "Save as Course"


Pronto, agora basta fazer as edições que desejar, e enviar, utilizando os recursos do próprio site, a rota para o seu GPS.



Eu possuo um Garmin 910XT e essa é a visão de como a rota é exibida. É apenas uma linha pontilhada, mas é suficiente para  seguir o trajeto.

Sempre uso esse recurso em trilhas de mountain bike e a pé. No último domingo fiz um teste seguindo a rota completamente urbana do Desafio Bicicletas ao Mar, e o resultado foi ótimo.

Segue o link com a rota que criei no Garmin Connect ao montar este exemplo:
http://connect.garmin.com/course/2943358